Malacologia

 

Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.

 

Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.

 

A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas – ainda do ponto de vista biológico, não do ponto de vista dos colecionadores – são estudadas pelos concologistas.

 

O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, (cerca de 93 000 espécies viventes confirmadas e até 200 000 espécies viventes estimadas, e 70 000 espécies fósseis) e inclui uma variedade de animais muito familiares. Essa popularidade deve-se, em grande parte, às conchas desses animais que servem como peças para colecionadores. O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos

 

Para mais informações acessem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos.php

http://www.brasilescola.com/biologia/moluscos2.htm

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/molusco.htm

Anúncios