Biologia Marinha

 

Biologia marinha é o estudo dos organismos que vivem em ecossistemas de água salgada e das relações entre eles e com o ambiente.

 

Os oceanos cobrem mais de 71% da superfície da Terra e, assim como o ambiente terrestre é diverso, os oceanos também o são. Por isso encontramos as mais diferentes formas de vida no mar, desde o plâncton microscópico, incluindo o fitoplâncton, de enorme importância para a produção primária no ambiente marinho, aos gigantes cetáceos como as baleias.

 

 

O estudo da biologia marinha reserva obviamente uma boa parte da sua atenção para os efeitos físicos das contínuas imersões no mar e nos oceanos em geral; qualquer variação nas propriedades oceânicas afeta a vida marinha.

 

A recente Biotecnologia Marinha vem focando largamente nas biomoléculas marinhas, especialmente proteínas, que possam ser usadas na Medicina ou na Engenharia.

 

Uma parte interessante da Biologia Marinha é a aqüicultura.

 

A Biologia Marinha está estreitamente relacionada com a Oceanografia, com a Biologia, com a Zoologia, com a Botânica (por causa das algas) e principalmente com a Ecologia.

 

A biologia pesqueira também está relacionada com a Biologia Marinha, no que diz respeito às pescarias marinhas, mas pode também ser considerado um ramo das ciências pesqueiras.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biologia_marinha

 

Para mais informações acessem: http://www.mundosites.net/biologia/biologiamarinha.htm